Nota:Clique no texto do cabeçalho vinculado para expandir

Sobre a Cachoeira

A Cachoeira Casca D´Anta é a maior queda do rio São Francisco e se forma quando o Rio da Integração Nacional deixa o seu "berço" na serra da Canastra, em Minas Gerais.

A região mais importante da Serra da Canastra é a área já regularizada do Parque Nacional, onde se localiza a Cachoeira Casca D’anta, considerada a maior atração da Canastra e pode ser visitada pelo alto da serra ou por baixo, em ambos os casos com acesso relativamente fácil por estradas de terra.

A Cachoeira Casca D’Anta tem queda livre de 186 metros.

O nome vem da árvore Casca D’Anta (Drimys winteri) que, por sua vez, foi assim batizada porque que tem propriedades medicinais, cicatrizantes. Segundo os pesquisadores, o animal anta se esfrega no tronco da árvore para curar ferimentos superficiais.


Sobre a nascente

A nascente do Rio São Francisco fica a 1200 metros de altitude e, para proteger a nascente e outras que alimentam o velho Chico é que foi criado o Parque Nacional da Serra da Canastra em 1972.

Conhecer a nascente do Velho Chico é viajar pela história de um dos principais rios do Brasil. É num lugar singelo onde nasce o terceiro maior rio brasileiro que após percorrer mais de 2.800 quilômetros, serpenteando pelo cerrado, cruza cinco estados brasileiros (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) vai desaguar no oceano Atlântico, entre Sergipe e Alagoas, mais precisamente na Praia do Peba (estado de Alagoas).

A nascente é um lugar simples com uma pequena formação de mata e uma ponte de madeira. Ali tem uma estátua do santo e a famosa oração de São Francisco. O principal acesso a nascente do Rio São Francisco se dá pela portaria 1 em São Roque de Minas.


Sobre o Capão Forro

Um complexo de cachoeiras muito visitado da Região da Serra da Canastra, o Capão Forro fica bem próximo à cidade de São Roque de Minas, 5km. O acesso é pela estrada que leva à portaria 1 do Parque Nacional da Serra da Canastra.

No local existe duas belas cachoeiras que se encontram e levam em direção a uma outra pouco mais a diante (Cachoeira do Lobão)


Sobre o Capão Forro

Um complexo de cachoeiras muito visitado da Região da Serra da Canastra, o Capão Forro fica bem próximo à cidade de São Roque de Minas, 5km. O acesso é pela estrada que leva à portaria 1 do Parque Nacional da Serra da Canastra.

No local existe duas belas cachoeiras que se encontram e levam em direção a uma outra pouco mais a diante (Cachoeira do Lobão)


Sobre a Cachoeira da Parida

Alguns lugares são tão bonitos e tão importantes por suas riquezas naturais que deveriam ser transformados em santuário. A Cachoeira da Parida, uma das quedas d´água mais lindas da Serra da Canastra, definitivamente é um desses lugares.

A Parida tem uma beleza natural exuberante, fontes de água mineral, piscinas naturais de águas transparentes, trilhas para caminhadas e uma das mais belas cachoeiras de Minas Gerais.

A Cachoeira da Parida leva esse nome por causa de uma antiga história que conta que uma escrava grávida teria dado a luz ali, na beira do córrego. Como a criança foi parida no local, o apelido pegou e a lenda ficou perpetuada no nome da cachoeira.


Sobre a Cachoeria do Cerradão

O imóvel, de 60 hectares, tem uma portaria com serviços de recepção, espera e sanitários. As trilhas que levam à cachoeira têm sinalização interpretativa – plaquinhas de madeira identificam as principais espécies da flora. A visita pode ser feita diariamente das 8 às 17 horas (9 às 18 horas no horário de verão).

A cachoeira do Cerradão é uma das mais altas da serra: são 202 metros em 3 lances. A área tem nascentes, cerrado, campos e mata ciliar bastante preservados.


Sobre a Cachoeira do Rasga Canga

Um lugar encantador que merece sua visita, as águas se dividem em duas partes e depois da cachoeira voltam a se encontrar.

É possível ficar embaixo da queda e ganhar uma massagem natural. Poços rasos são formados para a alegria das crianças.


Sobre a Cachoeira do Vento

O nome faz referência ao espetáculo proporcionado pela cachoeira: delicada devido ao pequeno volume d’água e alta (cerca de 150 metros), ela é movida pelo vento, mudando de forma o tempo todo.Além disso, varia de uma a 3 ramas dependendo da época do ano e do volume d’água. Tem boas piscinas para banho. Trilha difícil, pouco utilizada, de cerca de 4 horas (ida e volta). Deve ser feita somente na companhia de um experiente guia local.


Sobre a Cachoeira do Jota

A Cachoeira da Gurita, também conhecida por Cachoeira dos Guritis ou Cachoeira do Jota, está localizada há um pouco mais de 1km do arraial de São João Batista da Serra da Canastra.


Sobre a Cachoeira do Nego

A Cachoeira do Nego fica na parte do Chapadão da Canastra. Ela e vem do mesmo rio da Cachoeira do Cerradão.


Sobre a Cachoeira dos Bandeirantes

Situada à 33 Km do centro de Tapira-MG, sentido São Roque de Minas, a Cachoeira dos Bandeirantes é uma das mais belas cachoeiras do município.


Sobre o Poço das Orquídeas

Também conhecida como Lagoa dos Patos, o Poço das Orquídeas é uma piscina natural arredondada, com praia de cascalho, pequena cachoeira e muitas árvores com orquídeas.

A trilha até o Poço das Orquídeas passa pela formação rochosa conhecida como Pedra Gigante, vários mirantes e nascentes, tudo numa paisagem de campos limpos.

Em dias de neblina, o passeio fica perigoso devido à possibilidade de desorientação.


Nota:Clique no texto do cabeçalho vinculado para expandir